18/05/2015 Ivete Costa 0Comment

Você passa a ter mais poder sobre si mesmo quando você conhece o poder da luz na sombra.

Segundo Jung, a nossa sombra abriga as ideias, desejos, tendências, memórias e experiências reprimidas ou ocultadas por nós mesmos. Ela contém o que consideramos inferior, aquilo que negligenciamos e aquilo que queremos ocultar ou negar.

sombraA sombra nos faz mal quando não a reconhecemos. Quando isso ocorre, o indivíduo projeta suas dificuldades em outras pessoas ou se deixa dominar pelo seu lado sombrio sem o perceber.

A sombra não é apenas uma força negativa na psique. Ela é um depósito de considerável energia instintiva, espontaneidade e vitalidade, e é a fonte principal de nossa criatividade.

Quando tomamos consciência de nossa sombra, recuperamos a parte de nós que está reprimida. Cada uma dessas porções reprimidas é parte de nós, e nos limitamos se mantivermos esse material inconsciente.

Negamos o nosso lado sombrio não por medo, mas por vergonha. Reconhecer que não somos ainda aquilo que gostaríamos de ser, que não somos a imagem que projetamos.

Mas seja o que for, precisa vir à tona. O primeiro passo é reconhecer nosso lado sombrio, tomar posse dele e acolher toda a informação que ele possa nos trazer: medos, revolta, controle, preguiça, mesquinhez, vulgaridade, gula, cobiça, inveja, raiva, julgamento, fofoca, preconceito, etc..

Quando não reconhecemos algo em nós, quando reprimimos algo por medo “do que os outros vão pensar” a nossa psique acha outra forma de dar vazão à esses conteúdos reprimidos.

Ao aceitarmos as nossas mazelas, passamos a aceitá-las também no outro, e assim abrimos as portas para o entendimento e a compaixão.

Quando algo ou alguém nos incomoda ou nos irrita, apenas está nos mostrando um aspecto ainda não aceito ou acolhido de nós mesmos. É um espelho, uma projeção daquilo que também existe em nós.

Colocar luz na sombra. Quando estamos em paz com nossos aspectos sombrios, paramos de nos preocupar com os defeitos dos outros e começamos a nos abrir para a verdadeira jornada do autoconhecimento.

“Se você quer ter autêntica paz de espírito, criatividade, bondade, compaixão, alegria, então você precisa entender a sua sombra e estar de bem com ela.” Deepak Chopra

 

Abraço fraterno!

Seja bem-vindo!

11 98803-4140

contato@saudevitalite.com.br

Skype: ivete.costa9

Caso tenha gostado do Artigo/Evento, compartilhe-o nas Redes Sociais.

Receba nossos artigos, novidades e eventos na sua caixa postal. Caso ainda não esteja em nossa lista, inscreva-se logo abaixo.

Escreva nos comentários. Vamos adorar saber!

 

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *