18/05/2015 Ivete Costa 0Comment

menopausa1

Menopausa, climatério: Vamos encarar mais essa e dar a volta por cima!

A menopausa é o processo relacionado ao término da atividade folicular do ovário, manifestado pela interrupção do ciclo menstrual. É desconfortável, pode trazer vários sintomas físicos e emocionais que são difíceis de lidar e superar. Isso é fato!

Mas, vamos combinar, que reclamar não é o melhor caminho… Nos deixa ainda mais incomodada.

O que acha de trocar ideias com outras mulheres, falar com o companheiro abertamente sobre o assunto e encarar da melhor forma possível como uma fase e que vai passar. Se encarar com bom humor, melhor ainda!
Vamos falar um pouco sobre os efeitos psicológicos e emocionais dessa fase. Lembrando que, a intensidade dos efeitos psicológicos está associada à forma como cada mulher encara a menopausa e o histórico emocional de cada uma.

all_by_herself_free_photo-690x457Alterações de humor: os desequilíbrios hormonais verificados no organismo e os seus efeitos colaterais, juntamente com o fator psicológico e emocional de enfrentar a menopausa, podem originar estados de depressão, ansiedade, desmotivação e irritabilidade. As alterações e oscilações de humor são mais frequentes durante a fase pré-menopausa, melhorando significativamente quando ultrapassada.

A maioria de nós, senão todas, teve uma vida com muitos altos e baixos e desafios emocionais que nem sempre foram “trabalhados” ou superados. É da nossa condição feminina guardar os sentimentos (os bons e os não tão bons assim). Nossa memória emocional é fantástica. Podemos ressentir algo que aconteceu há mais de 20 anos como se fosse ontem.

Climatério, Menopausa: Vamos encarar!

Toda mulher merece terapia. Terapia para desabafar, revelar, “confessar”, ressignificar, falar, falar, sem se preocupar com críticas ou ouvidos surdos… Meninas, terapia é tudo de bom e faz muito bem!

Voltando à “meno” (nome carinhoso), destacamos algumas sugestões para viver a menopausa de forma mais tranquila:

  1.  Vamos encarar a realidade (com batom e rímel, é claro): é uma fase da vida e é inevitável. Aproveitar os aspectos positivos é a única alternativa! Sim, tem o lado positivo. E, cabe a cada uma de nós, encontrá-lo!
  2.  Deixe a vergonha de lado. Leia, informe-se, fale com seu médico, cuide bem de você e viva sua maturidade com alegria, tranquilidade, aceitando-a. (Re)Descubra a sua beleza e sensualidade.
  3.   Aproveite mais a vida. Nesta fase ganhamos mais tempo, temos mais experiência e muita vontade de viver e aprender. Levante o bumbum da cadeira, enxugue as lágrimas, respire fundo e vá viver! Coloque-se em movimento!
  4.  Sabe aquele sonho guardado há tanto tempo? Talvez seja o momento ideal para realizá-lo ou mesmo sonhar novos sonhos!
  5.  Em vez de pensar no que perde, pense no que você pode ganhar. Positive-se!
  6.  Meditação: “santo remédio” para qualquer fase da vida!
  7.  Terapias: Florais, Fitoflorais, Terapia Psicológica, Acupuntura, Terapias Complementares.
  8.  Tai Chi Chuan, Yoga, Caminhada, Atividade Física, Alimentação Funcional (consulte uma Nutricionista)

Fale conosco, vamos trocar ideias! Envie suas sugestões, dúvidas e suas dicas pessoais de como lidar de forma positiva com esta fase! Grata por compartilhar!

Abraço fraterno!

Seja bem-vinda!

11 98803-4140

contato@ivetecosta.com.br

Skype: ivete.costa9

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *