16/10/2015 Ivete Costa 0Comment

A inflamação é uma resposta dos organismos vivos a uma agressão sofrida. É uma maneira do organismo exteriorizar, como um aviso, a agressão. Inflamação deriva do latim inflammatio, que significa, atear fogo.

Ao fazermos um paralelo com relação aos nossos estados emocionais e mentais, podemos observar que, muitas vezes, estamos em “estado inflamatório”. A “inflamação emocional e mental” é uma resposta da nossa Alma a uma agressão externa e, na maioria das vezes, interna. Como assim?

INFLAMAÇÃO MENTAL E EMOCIONAL

Quantas vezes durante o dia nós dizemos sim, querendo dizer não?

Quantas vezes nos sentimos magoados e ficamos ressentidos durante anos?

Raiva que não foi “digerida”, esclarecida. A autoestima que cai em queda livre quando nos comparamos aos outros e queremos ser quem não somos, só para sermos aceitos ou “queridos”.

Impaciência, por não aceitarmos o ritmo do outro ou mesmo do planeta e da natureza. E até mesmo de Deus.

Revolta quando as pessoas não fazem como queremos; não dizem o que estamos esperando; não agem da forma que acreditamos que seja a melhor.INFLAMAÇÃO MENTAL E EMOCIONAL 2

Decepção quando a verdade nos visita e o que nos resta é reconhecermos que nos iludimos.

Medo da crítica, e nos calamos.

Medo do erro, e não realizamos.

Esbravejamos, gritamos, esmurramos, “engolimos”, cerramos os pulsos, travamos os dentes. Buscamos culpados; nos culpamos.

Inflamação!

Ateamos fogo na nossa consciência, queimamos em pressa, em irritação, em ressentimento, em indignação, em palavra, em silêncio, em gestos.

Precisamos curar a inflamação. Como fazer? Descobrir a causa. O que está te agredindo? Não olhe para fora agora. Comece dentro de ti. Quais os pensamentos, palavras, sentimentos e atitudes suas te agridem, te jogam para baixo?

O objetivo da inflamação no organismo é dominar, minimizar, neutralizar e eliminar a causa da agressão e induzir a reparação (reposição de células e tecidos mortos por células sadias).

INFLAMAÇÃO MENTAL E EMOCIONAL 3Assim também devemos proceder quando estamos inflamados emocionalmente: descobrir a causa para eliminar o agente agressor e, em seguida, fazer a reposição por atitudes, pensamentos, sentimentos e palavras saudáveis, restabelecendo o equilíbrio.

Sejam os agentes internos ou externos, os desencadeadores das inflamações emocionais e mentais, devemos reconhecê-los como “auxiliares” no nosso processo de crescimento. A reação (inflamação) é a ação interna diante dos agentes agressores. É o pisca alerta. O sinal; o aviso.

O processo inflamatório auxilia o organismo a expulsar o agente agressor. Mas, se este processo se prolonga, ele passa a ser prejudicial e crônico.

Assim também acontece com nossas emoções inflamatórias. Elas nos ajudam a descobrir o que nos está agredindo, nos consumindo, desmotivando, nos jogando para baixo. Mas, é preciso buscar a cura, para que o processo não se torne crônico e doentio.

Podemos estimular o sistema de defesa do nosso organismo para evitar que agentes agressores se proliferem. Tal qual, podemos tomar medidas profiláticas. Procurar o convívio com pessoas “nutritivas”, alegres, de alto astral; elevar o nível dos nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações; atividade física para descontrair e adquirir maior flexibilidade; alimentação saudável ajuda a manter um bom ânimo; cantar; dançar; fazer terapia; amar, amar e amar. Sorrir também nutre e é uma medida profilática.,

É possível realizar o processo de ampliação do conhecimento de nós mesmos com alegria, sem cobrançINFLAMAÇÃO MENTAL E EMOCIONAL 4as, esta é uma aventura da Alma. Estamos aqui para nos conhecermos melhor, vencer nossos vícios, nossa negatividade e descobrirmos a Luz e a Beleza que habita dentro do nosso Ser.

Abraço fraterno

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *