21/07/2015 Ivete Costa 0Comment

há-vagas

Profissões que permanecerem terão de se adequar ao cenário, com foco na inovação.

Fique de olho nas mudanças do mercado de trabalho!

Nos últimos 10 anos, o mundo e o mercado de trabalho passaram por mudanças radicais. A mudança no mercado de trabalho e os avanços na tecnologia e da ciência, o aumento da expectativa de vida da população e as demandas da sociedade por energias renováveis causaram impactos importantes na economia e nos negócios. Essas tendências vão determinar o ritmo do mercado de trabalho. A maioria das profissões terão que se adaptar às novas exigências e várias poderão desaparecer. Esse ajuste será mais rápido do que se imaginava no passado. Em 2020 – ou talvez até antes – o planeta viverá transformações significativas

De acordo com a economista Renata Spers, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e coordenadora da pesquisa “Carreiras do futuro”, do Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Fundação Instituto de Administração (FIA), quem não se preparar perderá espaço diante da mudana do mercado de trabalho.

Balance Heart And MindUm movimento importante, segundo a pesquisadora, será o processo de “humanização”. O reinado do ignorante específico (excelente técnico em uma área, mas incapaz de conviver em grupo) chegou ao fim. “As pessoas já começam a perceber as novas formas de agir. Profissões não surgem por acaso. Há forças no ambiente que as empurram. E, na maioria das vezes, vêm de cima para baixo. As empresas exigem determinadas qualificações. Os que não se adaptam são dispensados”, explicou. Assim como o isolamento em turmas virtuais ou em nichos de saber. O conhecimento precisará ser compartilhado. “Haverá uma integração entre as atividades, o que exige também a formação integrada, seja educação formal, seja leitura, seja viagens. Mas a convivência, a sintonia, a capacidade de captar e compreender a ânsia do outro estão no topo do ranking”, disse Renata.

Para os próximos anos

Na pesquisa “Carreiras do futuro”, Renata Spers lista 20 novas e emergentes profissões. A inovação, para a maioria dos entrevistados (38%), será um fator cada vez mais crítico para a competitividade das empresas, com ênfase no desenvolvimento tecnológico, na educação continuada e no desenvolvimento de novos conhecimentos. “As áreas de biotecnologia, nanotecnologia, saúde e medicina serão especificamente promissoras. Exigirão cada vez mais profissionais capacitados para transformar as novidades e negócios em aplicações rentáveis.”

Entre as macrotendências identificadas pela pesquisa, a busca por qualidade de vida foi a prioridade para 26% dos entrevistados, seguida por preocupação com o meio ambiente (18%) e envelhecimento da população (12%).  A consultoria britânica Sigma Scan vai além. Para 2025, a previsão é de que haja vagas para várias inusitadas funções, como guia turístico do espaço, lixólogo (ou gestor de resíduos), fiscal de mudanças climáticas e perito forense digital, entre outros. Para os especialistas, as profissões que tendem a desaparecer são caixa de banco, atendentes de telemarketing, metalúrgicos e recepcionistas. Serão substituídas por processos automatizados, inteligência artificial, atividades robóticas e recepcionistas virtuais, apontam. Fique de olho na mudança do mercado de trabalho!

No entender de Luís Testa, diretor de Pesquisa e Estratégia da Catho, o fundamental é que a sociedade entenda que a mudança é radical e para sempre e que todos teremos que estudar e nos atualizar durante a vida inteira. “Daqui pra frente, nada estará consolidado. Quando uma transformação acabar, virá outro desafio ainda maior. Não creio que as mudanças esperarão 2020”, afirmou.

Reportagem: Vera Batista – http://www.em.com.br/

 

Abraço fraterno

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *