21/03/2018 Ivete Costa 0Comment

Cada um de nós têm suas questões internas: medo, insegurança, sentimento de menos valia, de não ser capaz, de não se sentir pertencente, etc. Para muitos, a culpa corrói e impede o avanço.

Autoconhecimento + conhecimento + prática do bem = vida melhor e evolução.

Conhecer melhor a si mesmo, suas motivações e propósitos, sua luz e sua sombra, vencendo os obstáculos internos, o torna senhor de si e protagonista da própria história. À medida que vamos cedendo espaço para que o outro ou as circunstâncias decidam por nós, vamos perdendo a força interior e entregando o comando da própria vida a outrem.

O autoconhecimento representa aproximar-se mais de você, saindo do piloto automático, da reatividade, da vida sem sentido definido, da autossabotagem.

Quantos talentos e habilidades adormecidos pelo medo e por não confiar em você o suficiente?

Quantas oportunidades perdidas por não sentir-se merecedor ou capaz?

Quantos relacionamentos naufragaram pela âncora da ansiedade, ciúme, egoísmo…?

Quanto você deixou de receber por sentir medo?

Quantas portas se abriram e você não conseguiu vencer a zona – paralisante – de conforto?

Olhe para sua história, sem críticas ou julgamentos. Olhe a fim de conhecer-se melhor, identificar os medos, as culpas e decidir que BASTA!

É preciso força, coragem e determinação para vencer conceitos, preconceitos, crenças disfuncionais e limitações que foram criadas por nós como mecanismos de defesa.

São muitas as dores da alma. Igualmente grande são as possibilidades para nos conhecermos melhor, aprender a lidar e superar as dores da alma e colocar a vida na direção do nosso melhor. Terapias, leitura, vídeos, filmes, músicas, cursos, palestras, etc.

A meditação é muito mais do que uma simples técnica de relaxamento; a prática regular da meditação altera as estruturas neuronais do cérebro, estimulando as emoções e sentimentos positivos e incrementando as capacidades da mente.

Reserve cinco minutos do seu dia: sente-se confortavelmente com a coluna ereta, olhos fechados com suavidade, maxilar relaxado, ombros abertos e aproxime-se, gentilmente, de você, observando a entrada e a saída do ar pelas narinas. Os pensamentos, deixe-os, e volte sua atenção para a respiração.

“A meditação cria uma instância mental que permite tomar consciência dos pensamentos e emoções antes de agir. Com isto, posso dar a eles o devido valor, descartando (na medida do possível) conscientemente aqueles que possam causar sofrimento ao outro e a mim próprio.” (Georg Tuppy, cardiologista)

A imaginação criativa nos ajuda a criar um cenário favorável às realizações. Após definir o que realmente você quer em cada área da vida, reflita sobre qual qualidade você precisa desenvolver para alcançar o que deseja. Por exemplo: você definiu que quer um novo trabalho e para alcançar esse objetivo você precisa acreditar mais em você e nos seus resultados. Imagine-se vencendo obstáculos, superando medos, obtendo sucesso ao escalar uma montanha, saltando de paraquedas, realizando uma palestra ou entrevista, bem sucedida, sobre seus conhecimentos e resultados profissionais.

Quer que desenha? SIM! Recorte e cole imagens que representem o que você quer alcançar. Crie, com essas imagens, o seu caderno de realizações. Caminhe e aja na direção do que você quer e acredite na Vida.

Prepare-se para receber. Toda mudança provoca mudança. Precisamos estar preparados para vencer a autossabotagem. Lembra? Ela foi criada como mecanismo de defesa. Quando damos um passo em direção ao novo, o velho nos puxa para trás. Por um tempo, será necessário esforço, negociação e feedback consigo até instalar a nova programação mental e o novo modo de Ser e atuar.

Busque conhecimento relevante acerca da vida e o que nos compõe e estamos contido.

“Não existimos somente graças às nossas próprias forças e meios, mas graças a inúmeras outras vidas que sustentam a nossa. Se formos capazes de viver com gratidão e valorizar essa dádiva, conseguiremos ativar determinados genes adormecidos e abrir as portas para um novo e maravilhoso modo de vida”. Dr. Kazuo Murakami é Professor Emérito da Universidade de Tsukuba, uma das principais universidades do Japão. Autor do livro Código Divino da Vida.

A prática do bem promove a saúde emocional e espiritual. Vários estudos apontam os benefícios quando estamos envolvidos em atividades voltadas para ao bem estar do próximo, de forma voluntária.

 

 

Crie, desenvolva e pratique o que te faz bem e te move para frente em direção aos seus objetivos. Participe de grupos, contribua, receba, faça parte. Juntos, em propósito do bem, podemos ir mais longe e melhor!

Abraço fraterno
Ivete Costa
11 98803-4140

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *