18/11/2015 Ivete Costa 0Comment

Para alguns, Natal e Ano Novo costumam ir na contramão da alegria e comemoração, provocando um grande mal-estar, principalmente para as pessoas que apresentam pré-disposição à depressão. Nesses casos, o cuidado deve ser redobrado e prevenir a depressão natalina precisa começar já.

prevenir depressão natalina

“É uma época de cobranças, em que fazemos balanços do que foi conquistado. E isso pode trazer sentimentos de fracasso, baixa autoestima e desesperança”, explica Acioly Lacerda, psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele acrescenta que constatações clínicas revelam aumento de casos de depressão e tristeza nessa fase do ano. “As Festas podem funcionar como um gatilho para quem tem pré-disposição à depressão”, completa o psiquiatra Ricardo Moreno, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Ressignificar o passado pode ser o começo para quem deseja eliminar a angústia. Esta época é propícia para dissolver conflitos. As pessoas ficam mais dispostas ao diálogo, ao perdão e entendimento.

prevenir depressão natalina 2Com a proximidade das festas, todo burburinho nas redes sociais, enfeites, compras, músicas natalinas, etc., muitas pessoas ficam suscetíveis ao surgimento ou agravamento dos estados depressivos de angústia, medo, solidão, desesperança, ansiedade, etc.

Isso ocorre devido a perdas de entes queridos, separações, desemprego, desilusão, um olhar excessivamente crítico para a própria vida, cobranças, que podem ser de ordem familiar, religiosa, profissional, pessoal, social, e até mesmo a auto cobrança, resultante das metas que o indivíduo traçou e, por inúmeros motivos, não foi possível alcançar.

Alguns passos que podem ajudar a afastar a melancolia e prevenir estados depressivos:

  • Ponderar os aspectos positivos e negativos do ano, sem críticas ou julgamentos, mas com a intenção de rever crenças e atitudes, renovar aspectos da personalidade.
  • Acreditar que o novo ano será melhor, porque o faremos melhor.
  • Assumir um compromisso, comprometer-se com sua felicidade, dando o seu melhor para a realização dos seus sonhos, objetivos e metas.
  • A solidariedade torna-se um bálsamo aos que sofrem sozinhos com seus medos e angústias, e pode ser o ponto de partida para uma vida melhor.

FLORAIS DE BACHA Terapia Floral ajuda a harmonizar as energias e equilibrar as emoções. Não tem contra indicações. Não substitui tratamento médico ou medicamentos, mas é um excelente coadjuvante nos tratamentos físicos e emocionais. Apresenta excelentes resultados como complementar ao tratamento para prevenir a depressão natalina.

Agende sua consulta!

Abraço fraterno!

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *