13/05/2015 Ivete Costa 0Comment

Você conhece a história do Profeta Gentileza? Diversas questões pessoais, a vida estressante e o egocentrismo estão nos distanciando do que há de mais nobre em nós: o amor. 

para

Segundo o dicionário, gentileza é ação nobre, cortesia, delicadeza. Um ato de gentileza nos torna mais humanos e nos afasta da agressividade, da rispidez, da má vontade e da indiferença.

Ser gentil é ser generoso, colaborar, ser educado e nos dar a oportunidade de praticar o amor. A gentileza faz muito bem para quem recebe, mas é melhor ainda para quem a oferece.

José Datrino, chamado Profeta Gentileza, pertencia a uma família com mais nove irmãos. Teve uma infância de muito trabalho, na lida com a terra e os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha. Desde a infância José Datrino se destacava por possuir um comportamento atípico. Por volta dos doze anos, passou a ter premonições sobre sua missão na Terra, onde acreditava que um dia, depois de constituir família, filhos e bens, deixaria tudo em prol de sua missão. Este comportamento causou preocupação em seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura.

Aos vinte anos, foi para o estado do Rio de Janeiro, enquanto sua família mudava-se para Mirandópolis-SP. No Rio de Janeiro, casou e teve cinco filhos. Começou sua vida de empresário com um pequeno empreendimento na área de transportes. Aos poucos, o negócio foi crescendo até se tornar uma transportadora. 7e94c040830d456c51203c6c8cba9f5c

No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo “Gran Circus Norte-Americano”, considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio, morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido “vozes astrais”, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.

O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade e gentileza. Daquele momento em diante, passaram a chamá-lo de “Profeta Gentileza”, vestido com sua túnica branca, a barba longa, caminhando pela cidade, com cartazes sobre gentileza e amor. Distribuía flores para as pessoas na rua.

Gentileza gera gentileza. Esse era seu lema. Em 29 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu.

O Profeta Gentileza e tantos outros profetas e Mestres, que passaram por este planeta, nos ensinaram que o amor cura, liberta e que aprendemos mais em um ambiente humano e carinhoso do que numa atmosfera marcada pela indiferença e repressão.

Uma criança tratada com ternura cresce mais saudável. Um estudante que é respeitado e tratado com atenção pode progredir muito mais. Na saúde, a gentileza é um ingrediente necessário: pacientes tratados com empatia e dedicação sofrem menos e se recuperam mais rápido. Funcionários respeitados e tratados com gentileza tendem a valorizar a empresa e dedicar-se com mais empenho ao trabalho.
Estamos correndo o risco de “perder” nosso planeta. Talvez, se o tratássemos com mais gentileza e gratidão, poderíamos dormir mais tranqüilos, sem tanto medo do futuro.

Gentileza é uma questão de prática. Praticar a qualquer hora, em qualquer lugar, com qualquer pessoa, inclusive com você mesmo.

10599323_693669447384412_5305858141550962592_nAlgumas sugestões:

– Respire com gentileza; alimente-se de forma saudável e com calma; exercite-se; descanse. Sua vida agradece!
– Use sempre as palavrinhas mágicas: bom dia; por favor; com licença; obrigada; posso?.
– Elogie, destaque o lado bom das pessoas. Qual a sua melhor qualidade? E dos seus filhos? Marido? Namorado? Pai? Mãe? Amigos? Conte a eles.
– Vai se atrasar? Ligue para avisar. O tempo da outra pessoa é tão precioso quanto o seu.
– Retorne as ligações, responda aos e-mails, agradeça os convites que receber, mesmo que não possa ir. São sinais de consideração.
– Não poderá comparecer? Avise.
– Cuide do seu jardim, do seu vaso, não desperdice. Invente o seu modo de reverenciar a natureza.
– Aceite as diferenças. Podemos aprender com as diferenças ao invés de repudiá-las.
– Sorria mais. Sorria com os olhos, com os gestos, com as atitudes.
– Já pensou em participar de um trabalho voluntário?
– Expresse a sua gratidão.
– Trate bem a todos: seja o gerente do banco, o presidente da empresa onde trabalha, o porteiro, a faxineira, o vendedor, seu colega de trabalho, sua família, a você mesmo.

Treze de novembro é comemorado mundialmente o Dia da Gentileza. A data foi criada por um grupo internacional chamado “World Kindness Movement”, que é representado no Brasil pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

“Cultivar estados mentais positivos, como a generosidade e a compaixão, decididamente conduzem a melhor saúde mental e a felicidade”. Dalai Lama

Qual a sua forma de ser gentil?

Abraço fraterno!

11 98803-4140

contato@ivetecosta.com.br

Skype: ivete.costa9

Caso tenha gostado do Artigo/Evento, compartilhe-o nas Redes Sociais.

Receba nossos artigos, novidades e eventos na sua caixa postal. Caso ainda não esteja em nossa lista, inscreva-se logo abaixo.

Escreva nos comentários. Vamos adorar saber!

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *