23/07/2015 Ivete Costa 0Comment

Tipo 1 Volitivo

Vamos falar do Tipo 1 Volitivo e sua determinação!

Roberto Assagioli, fundador da Psicossíntese, consegue ser preciso, altamente didático e profundo ao descrever os tipos de personalidades. Convida-nos a voltar a atenção para as motivações internas e não apenas para os comportamentos, mas para o que nos motiva a agir de determinadas formas. Chama nossa atenção para olharmos amplamente o nosso modo de estarmos presentes no mundo, nossa participação nos grupos e nossa filosofia de vida.

É uma proposta dinâmica que nos mostra como podemos superar os limites do nosso “tipo psicológico” e desenvolver as qualidades e potencialidades presentes no Self.

Um convite carinhoso para autoavaliação isenta de culpas, julgamentos ou críticas, mas com boa vontade para vencer os vícios de comportamento, abandonar velhas e limitantes crenças e entrar em contato com a força interior e colocar em prática o que há de melhor em nós.

Qual a tarefa para cada tipo psicológico?

  1. Expressão: aceitar o tipo a que pertence; somente através do uso sábio de nossas verdadeiras qualidades, poderemos libertar-nos das limitações.
  2. Controle: corrigir os excessos do tipo psicológico a que pertencemos.
  3. Harmonização: cultivar as faculdades ainda não desenvolvidas do nosso tipo psicológico.

Tipo 1 – Volitivo

É caracterizado pela ação pronta e deliberada, poder de conquistar, conduzir e dominar.

Mentalidade aberta, visão sintética e de longo alcance. Grande poder de concentração e direção. Autoconfiança, independência interna, firmeza, propósitos definidos, persistência, imparcialidade, determinação para atingir objetivos e incentivar as pessoas a direcionarem e buscarem seus sonhos. Líder.

Aguçado senso de justiça e clareza mental. Vontade forte, não desiste e possui grande capacidade para suportar adversidades, seguir em frente e motivar pessoas a superarem obstáculos. Ambição, autoafirmação. Coragem, prontidão e habilidade para assumir responsabilidade por uma causa que julgue digna. Confiável, mantém a palavra.

Tendência à dominação, violência verbal e física. Introvertido, chegando ao isolamento. Inibe demonstrações de afeto e sentimentos. Pouca consideração com seus sentimentos e os alheios. Impaciente, agressivo e irritável. Excessivamente crítico. Desconfiado. Dono da verdade. Não pede, manda. Dificuldade em elogiar e reconhecer os potenciais alheios. Não expressa gratidão.

A tarefa psicossintética desse tipo é:RAZÃO E CORAÇÃO

– Evocar o amor: desenvolver o afeto, compreensão, empatia e compaixão que estão em seu Self e carecem de expressão.

– Cultivar a sensibilidade, intuição e vontade de cooperar, em vez de, exclusivamente, dominar, competir e dirigir os outros.

– Sair do isolamento e aprender a sentir prazer com a convivência. Ter amigos e não apenas “contatos”. Estimular a vida social alegre e descontraída.

– Dialogar ao invés de discursar. Aprender a ouvir e considerar as idéias e opiniões alheias.

– Incluir em seus interesses a busca pelo equilíbrio emocional e espiritual.

– Abandonar o medo de amar, ser amado e sentir-se vulnerável. O amor nos torna, verdadeiramente, fortes.

– Direcionar sua admirada inteligência, poder e vontade forte também a serviço dos outros.

São sete tipos psicológicos. Em cada um de nós há uma mescla dos sete tipos e um é o predominante. Podemos, por motivos externos, passar a agir como outro tipo psicológico por defesa, para agradar, ser aceito, reprimir ou ocultar nosso tipo “original”.

Observe seu comportamento no lar, com a família, no trabalho, socialmente e, principalmente, seu modo de pensar e tomar decisões.

No próximo artigo você conhecerá o Tipo 2 – Amoroso.

Abraço fraterno!

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *