23/07/2015 Ivete Costa 0Comment

Tipo 7 Organizador

Vamos falar do Tipo 7 Organizador e seu gosto pela ordem, atenção aos detalhes, e persistência.

Roberto Assagioli, fundador da Psicossíntese, consegue ser preciso, altamente didático e profundo ao descrever os tipos de personalidades. Nos convida a voltar a atenção para as motivações internas e não apenas para os comportamentos, mas o que nos motiva a agirmos de determinadas formas. Chama nossa atenção para olharmos amplamente o nosso modo de estar presente no mundo, nossa participação nos grupos e filosofia de vida.

É uma proposta dinâmica que nos mostra como podemos superar os limites do “nosso tipo psicológico” e desenvolver as qualidades e potencialidades presentes no Self.

Um convite carinhoso para auto avaliação isenta de culpas, julgamentos ou críticas, mas com boa vontade para vencer os vícios de comportamento, abandonar velhas e limitantes crenças e entrar em contato com a força interior e colocar em prática o que há de melhor em nós.

Qual a tarefa para cada tipo psicológico?

1. Expressão: aceitar o tipo a que pertence. Somente através do uso sábio de nossas verdadeiras qualidades, poderemos libertar-nos das limitações

2. Controle: corrigir os excessos do tipo psicológico a que pertencemos

3. Harmonização: cultivar as faculdades ainda não desenvolvidas do nosso tipo psicológico.

Tipo 7 – Organizador

 

O Tipo Organizador expressa-se por seus empreendimentos. É um tipo profundo e objetivo.

Sua atividade mental é altamente exercida nos projetos, com cuidado, detalhe e imaginação.

É preciso e sabe converter em realidade um plano mental.

Consegue sua melhor realização ao organizar a cooperação e o trabalho do grupo.

Demonstra vontade e propósito, mente clara, capacidade para atividade construtiva. Usa sua vontade de modo preciso e persistente a fim de materializar, gradualmente, o seu plano ou o de alguma outra pessoa.

O Tipo Organizador inicia ele próprio sua atividade, com clara consciência e deliberação, e o executa metodicamente até a conclusão.

Pode tornar-se rígido e excessivamente formal. Principalmente quando coloca acima do objetivo a organização.

Possui disciplina interna e externa que o leva a eliminar perdas e desperdícios de tempo, recursos, materiais e energia. Sabe evitar atritos e estabelecer maior cooperação produtiva. A disciplina é a característica central e específica com a qual este Tipo opera e atinge suas metas.

Tem dificuldade em lidar com mudanças. É apegado à tradições, hábitos e costumes. O receio é que se perca a ordem e a disciplina.

8a1e77f49df31f9c269af4dbe953d652Tendência a ser árido emocionalmente e faltar-lhe tato em seu relacionamento com os demais. A supervalorização dos hábitos, costumes e formalidade pode torná-lo rígido e “defensor pedante da ordem e dos costumes”. Pode tornar-se beato ou fanático religioso.

Geralmente, apresenta orgulho e excessiva segurança em relação a si mesmo.

As qualidades deste Tipo, além do gosto pela ordem, são: atenção aos detalhes, exatidão, paciência, persistência, delicadeza, pensamento claro e objetividade.

As tarefas psicossintéticas do Tipo Organizador são muito claras. A fim de evitar o perigo de tornar-se demasiadamente identificado com o aspecto formal de toda sua atividade, ficando assim seu prisioneiro, ele deve constantemente tentar permanecer consciente de seu aspecto vital (o objetivo, o propósito). Acima de tudo, precisa lembrar-se da meta de toda sua atividade organizacional. A organização deve ser sempre dirigida à serviço do propósito. Em outras palavras, o Tipo Organizador precisa estar consciente da diferença entre uma organização viva e uma organização morta, isto é, uma organização que se tenha tornado um fim em si própria.

Conduzir sua atuação de que forma que seu motivo seja sempre o serviço amoroso e o bem de todos envolvidos. Seus métodos devem ser livres de formalidades e rigidez excessivas. Colocar sua poderosa capacidade de reorganizar e reconstruir a serviço de seu próprio bem e do próximo.

Chegamos ao final da série Os Sete Tipos Humanos, de Roberto Assagioli. Espero que tenha colaborado com seu processo de autoconhecimento.

Meu trabalho é direcionado para o autoconhecimento e ativação do potencial interno para conquista das metas e elevação da autoestima. Há mais de 15  anos que me sinto feliz ao acompanhar os passos dos clientes em direção ao seu melhor.

Tudo de bom e de bem com a vida!

Abraço fraterno

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *