18/05/2015 Ivete Costa 0Comment

Vencendo a ansiedade através do reconhecimento do estrago que ela produz na nossa saúde física, emocional e na nossa capacidade de tomar decisões assertivas. Podemos harmonizar essa forma que há em nós!

Sun-peeking-through-leaf-free-license-CC0-314x224

Há momentos em que nos sentimos preocupados, ansiosos, tensos ou estressados. Quando ficamos ansiosos e com medo geralmente há algumas alterações no corpo. Nestes momentos, o corpo se prepara para fugir ou enfrentar: boca seca, nó na garganta, mãos suadas, pernas moles, dificuldade para respirar, visão embaçada, dor de cabeça, frio na barriga, etc.

Podemos controlar nossos sentimentos ansiosos aprendendo a relaxar. Podemos fazer isso de diversas maneiras, mas precisamos nos lembrar que:
– não existe uma única maneira de controlar sentimentos ansiosos;
– métodos diferentes serão úteis em momentos diferentes
– é importante descobrir o que funciona para você.

Armadilhas do pensamento

Às vezes não percebemos que estamos pensando de maneira negativa. São as chamadas armadilhas ou gatilhos.

Algumas armadilhas:
Olho de pirata: só deixa você enxergar uma parte do que acontece – a parte negativa. Temos dificuldade de ver, valorizar ou dar importância para a parte positiva e as coisas boas que acontecem.

Olho de vidente pirata: as previsões são sempre negativas. Está sempre esperando ou acreditando que algo ruim irá acontecer.

Fique atento se você está preso na armadilha do pensamento negativo. Pratique a saudável arte de observar seus pensamentos: o que está passando por sua mente agora?

Algumas alternativas que podem ajudar a sair das armadilhas negativas: 8a1e77f49df31f9c269af4dbe953d652

Atividade física: caminhada, dança, andar de bicicleta, malhação, yoga, exercícios na água.

Atividades alternativas: uma boa maneira de relaxar é descobrir outra coisa para pensar e fazer. Ao invés de ficar ouvindo seus pensamentos atormentadores e negativos ou de se concentrar nos sentimentos ansiosos, tente fazer outra coisa: jogos no computador, ler, ouvir música, tocar um instrumento, cantar, jogo de tabuleiro, assistir a um bom filme, brincar com crianças, palavras cruzadas, cuidar das plantas; quanto mais se concentrar no que está fazendo mais expulsará os pensamentos e sentimentos negativos e terá mais tranqüilidade para lidar com as situações e encontrar as melhores soluções.

Respiração: concentrar-se na respiração, apenas observar a entrada e a saída do ar pelas narinas. Você pode utilizar este método em qualquer lugar ou situação.

Lugar sagrado: pense sobre o lugar dos seus sonhos. Pode ser um lugar onde já esteve ou um lugar imaginário. Imagine a cena tão real quanto possível. Sinta-se seguro e acolhido neste lugar. Isso o ajudará a se preparar antes de enfrentar um problema ou uma situação difícil.

– entoar mantras, rezar, meditar.

– Identifique os pensamentos que o preocupam: quais são os pensamentos negativos, críticos e preocupantes que te deixam ansioso? Quando estes pensamentos estiverem presentes, utilize uma das técnicas anteriores.

Enfrente os medos

Em casos de medos leves, técnicas de relaxamento e respiração ajudam bastante. Mas o enfrentamento gradual do medo ainda é a maneira mais eficaz de superá-lo.

A Terapia Cognitivo-Comportamental proporciona um treino à mente para resgatar a sensação de segurança. Por meio dela o paciente se condiciona a enfrentar o medo ao mesmo tempo em que recebe estímulos positivos para lidar com seus pensamentos.

Pensar sobre as coisas de maneira mais positiva pode ajudar e fazer com que você não se sinta tão ansioso.

Abraço fraterno!

Seja bem-vindo!

11 98803-4140

Skype: ivete.costa9

contato@ivetecosta.com.br

 

Caso tenha gostado do Artigo/Evento, compartilhe-o nas Redes Sociais.

Receba nossos artigos, novidades e eventos na sua caixa postal. Caso ainda não esteja em nossa lista, inscreva-se logo abaixo.

Escreva nos comentários. Vamos adorar saber!

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *