26/07/2016 Ivete Costa 0Comment

businessman-1492561_960_720Em um ambiente competitivo, onde os mínimos detalhes podem fazer a diferença, sobreviver no mundo dos negócios, pode ser considerado uma vitória.

Empreender é mais do que abrir um negócio, tem a ver com inovar, transformar, vontade de gerar valor para si e a sociedade, reconhecimento de novas oportunidades, abrangendo o comportamento e atitude em direção ao sucesso.

Segundo Vedoine Garcia, as pessoas são motivadas a empreender por necessidade de realização; necessidade de implementar ideias; busca de independência; fuga da rotina profissional; anseio de maiores responsabilidades e riscos; busca por maior ganho e qualidade de vida.

A necessidade de gerar novas soluções, a motivação, a criatividade, o sentido de desafio, a sensação de contribuição para o desenvolvimento profissional e social são muito importantes para o empreendedor.

O empreendedorismo gera impactos na sociedade, na economia e na política, produzindo empregos, gerando rendas, proporcionando crescimento e desenvolvimento.

Dornelas destaca algumas características dos empreendedores de sucesso: ser visionário; saber tomar decisões; fazer a diferença e explorar ao máximo as oportunidades; ser determinado, líder, carismático, dinâmico, dedicado, otimista e apaixonado pelo que faz; ser independente e construir seu próprio destino; ser organizado, líder, formador de equipe e bem relacionado; possuir conhecimento; assumir riscos calculados, criar valor para a sociedade e planejar muito.office-620823_960_720

Antes de darmos sequência ao artigo, solicito que responda três perguntas:

1 – Como você adquiriu as habilidades que lhe possibilitaram abrir seu negócio?

2 – Como você aprendeu a gerenciar o seu negócio?

3 – Como você adquiriu conhecimentos, habilidades e atitudes que lhe possibilitam agir estrategicamente no seu negócio?

Agora, vamos aos perfis de empreendedores, segundo José Carlos Assis Dornelas:

1 – Empreendedor nato: tem a característica de ser visionário, estar à frente do seu tempo e ser extremamente comprometido para alcançar suas metas. Geralmente, são características observadas desde a infância.

2 – Empreendedor que aprende: é aquele que geralmente não tinha expectativas a respeito da entrada do empreendedorismo em sua vida, mas se depara com uma boa oportunidade de negócio e toma a decisão de mudar a direção profissional.

3 – Empreendedor serial: tem paixão pelo ato de empreender, logo não está somente envolvido com os seus próprios negócios, mas com tudo ao seu redor que envolva empreendedorismo, além de estar sempre buscando fazer networking. É comum que se envolva em vários empreendimentos ao mesmo tempo.

rp_office-620817_960_720-300x199.jpg4 – Empreendedor corporativo ou intraempreendedor: se trata de competentes executivos, com uma grande habilidade gerencial e um bom conhecimento a respeito dos instrumentos de trabalho em equipe e alcance de metas.

5 – Empreendedor social: altamente comprometido com a construção de um mundo melhor. Estão sempre envolvidos em causas humanitárias.

6 – Empreendedor por necessidade: se tornou empreendedor por falta de opção, seja por ter sido demitido de seu emprego anterior ou pela falta de opção no mercado.

7 – Empreendedor herdeiro: indivíduos que recebem o desafio de dar continuidade ao legado deixado por sua família.

8 – Empreendedor planejado: é o empreendedor que costuma empreender seguindo o manual, ou seja, se utilizando de um planejamento bem feito.

Qual é o seu perfil?

Seja qual for o seu perfil, o mais importante é ter disposição para o aprendizado constante e desenvolvimento das suas habilidades, conhecimentos e atitudes, dessa forma, poderá identificar novas oportunidades de negócio e busca da inovação para negócios diferenciados, com planejamento e visão de futuro.

woman-792162_960_720Fica evidente que quanto mais características empreendedoras tiver o empresário, maior é a sua possibilidade de sucesso.

 “Ao contrário do que se possam pensar, os empreendedores têm pouca necessidade de status e poder, e adquirem motivação pessoal baseada no desafio e na expectativa de criar e construir empreendimentos. Eles são movidos por uma sede de conquista, ao invés de status e poder.” Timmons e Spinelli

 

mec  Mulheres Empreendedoras Conscientes tem desconto! Entre em contato.

Life Coaching Sistema ISOR
Terapia Cognitivo-Comportamental
Psicossíntese e Constelação Familiar
Terapias Complementares
+55 11 2046-7227 ou +55 11 98803-4140 (WhatsApp)

Deixe seus comentários:

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *