Sair de 2024 livre da prisão interior

Ana está contrariada, arrependida, culpada, e com raiva dos resultados não alcançados, das escolhas não feitas, das escolhas feitas e dos respectivos resultados. A comparação constante com os outros a fazia sentir-se inferior, inadequada, um fracasso.

A mente, uma cacofonia de pensamentos torturantes, a levava a um abismo de autocrítica e autoagressão. A autoagressão se manifestava em pensamentos cruéis contra si mesma e em ações impulsivas.

Na sessão de terapia, há algumas semanas trabalhando essa questão: “Fica em paz com tuas escolhas e teus resultados. O que decidir mudar, muda e avança.”

Ana reconhece, ainda contrariada, que a solução é libertar-se do arrependimento. Está arrependida de tudo, do que fez, do que não fez, do que disseram que deveria ter feito.

“É importante fazer o auto resgate. Libertar-se da prisão, da culpa e castigo. Posso te acompanhar. Se deixou só, sem o autoamor. Se negou o autoamor, se abandonou no frio, no escuro.”

Quando percebe que atacou a si mesma com total dureza e abuso, lágrimas dissolvem o rímel, escorrem livres, misturando-se à maquiagem, tingindo o seu rosto.

“O primeiro passo é o auto resgaste, o auto aquecimento, o amor verdadeiro, o cuidado de amor consigo mesma.”
Um silêncio calmo se espalha pela sala. Ana relaxa os ombros, abre as mãos, dissolve o corpo na poltrona. Esse silêncio não foi perturbador, como outrora, trouxe paz, alívio, sensação de abraço.

“Você pode se acolher, estender a mão para você, tirar-se do frio, do escuro, trazer-se para o calor do seu coração, para a alegria do seu viver, reconectar-se.”

“É um lugar na sua consciência. Imagine que é uma prisão, um lugar frio e escuro. Nesse lugar, a compaixão é uma estranha, e o castigo, um hóspede permanente.”

“Prepare-se para esse reencontro. Quando chegar à prisão, pergunte a ela o que ela realmente quer viver, realizar, trabalhar, estudar. Deixa-a falar, se expressar.”

Ana decidiu escolher a compaixão e o perdão como presentes para si mesma. Sabe que esses ingredientes são essenciais para entrar na prisão interior e se resgatar. E que esse resgate não pode ser realizado por outrem, é sua missão.

Dúvidas? Entre em contato!