Psicossíntese

O que é a Psicossíntese

A psicossíntese é uma psicologia da esperança, com seu olho não apenas na história, mas também em um futuro proposital dando aos indivíduos a capacidade de reorientar suas vidas na direção do significado e dos valores. A psicosíntese também tem sido descrita como uma psicologia do Eu, na medida em que os reinos da experiência humana também incluem questões de alma e espírito, ao lado de experiências físicas e emocionais e pensamentos e processos mentais.

Por trás de nossas muitas identificações reside um conhecimento mais profundo de Si mesmo que pode ser sentido, nutrido e fortalecido com atenção compassiva, processo dr. Roberto Assagioli referido como ‘Desidentificação’. É a ação de atender a esse sentido mais integral de Self – que inclui tanto o exclusivamente pessoal quanto o transpessoal – que está no centro da prática da Psicosíntese.

O Dr. Assagioli, o pai fundador da psicologia da Psicossíntese, ressaltou a importância do “impulso humano para a integralidade” e da saudade e luta por uma experiência mais autêntica e mais verdadeira de Si mesmo, reconhecendo o potencial de desdobramento inerente a isso. E à medida que essa conexão consciente com a Si se torna mais integrada, a relação inevitavelmente vai além do pessoal a um senso de conexão e responsabilidade também para o “todo maior” – seja isso expresso em termos de planeta, nossa pegada ecológica, comunidade, nossa contribuição para algo de significado ou nossa interconexão com tod as as coisas.

Crises pessoais e dificuldades e a inevitável ressonância com os ferimentos passados muitas vezes desencadearão o desejo de explorar os mundos psicológico e relacional de forma mais profunda e com maior propósito. Trabalhando dentro de uma estrutura de Psicossíntese, o foco será simultaneamente no que pode estar se desenrolando no nível de alma, espírito e Eu que essas oportunidades trazem. Segurando abertas as possibilidades criativas muitas vezes inesperadas inerentes ao que “ainda pode ser” ou o que está tentando se tornar conhecido – O Eu.

 

 Roberto Assagioli