Qual é seu Tipo? Tipo 6 Devoto-Idealista

Tipo 6 Devoto-Idealista

Vamos falar do Tipo 6 Devoto-Idealista e devoção a um ideal.

Roberto Assagioli, fundador da Psicossíntese, consegue ser preciso, altamente didático e profundo ao descrever os tipos de personalidades. Convida-nos a voltarmos a atenção para as motivações internas e não apenas para os comportamentos, mas para o que nos motiva a agirmos de determinadas formas. Chama nossa atenção para olharmos amplamente o nosso modo de estarmos presentes no mundo, nossa participação nos grupos e nossa filosofia de vida.

É uma proposta dinâmica que nos mostra como podemos superar os limites do “nosso tipo psicológico” e desenvolver as qualidades e potencialidades presentes no Self.

Um convite carinhoso para autoavaliação isenta de culpas, julgamentos ou críticas, mas com boa vontade para vencer os vícios de comportamento, abandonar velhas e limitantes crenças e entrar em contato com a força interior e colocar em prática o que há de melhor em nós.

Qual a tarefa para cada tipo psicológico?

  1. Expressão: aceitar o tipo a que pertence; somente através do uso sábio de nossas verdadeiras qualidades poderemos libertar-nos das limitações.
  2. Controle: corrigir os excessos do tipo psicológico a que pertencemos.
  3. Harmonização: cultivar as faculdades ainda não desenvolvidas do nosso tipo psicológico.

Tipo 6 – Devoto-Idealista

A qualidade psicológica específica do Tipo Idealista é a devoção a um ideal. A devoção pode ser considerada como uma forma de amor que pode tornar-se veneração. Se o ideal for por uma pessoa, a devoção toma a forma de uma necessidade compulsiva de transformar-se em sua imagem, uma réplica. Quando se dedica a uma teoria ou conceito, julga ser seu dever persuadir outros a adotá-lo. Podem impor-se grandes privações em nome de seus ideais.

É intensamente emotivo, seus sentimentos costumam ser apaixonados e extravagantes. Ama uma pessoa ou um ideal a ponto da veneração e, com freqüência, odeia com igual força, tudo o que se opõe.

Em suas opiniões pode ser intolerante e rígido e, sempre que adota uma opinião ou teoria, é muito difícil mudar de idéia. Entretanto, quando muda suas opiniões e atitudes, salta para o extremo oposto.

São muito intuitivos e conseguem alcançar um grau de harmonia com o Eu Superior, com sua conseqüente expansão da consciência e percepção intuitiva da realidade.

Encontramos neste tipo: sinceridade, lealdade, fidelidade, auto-sacrifício.

O Tipo Devoto-Idealista contribui dinamicamente para o desenvolvimento mental e o progresso espiritual da humanidade. Sua função essencial é elevar a experiência interior, através de ardente idealismo, ao topo da consciência, onde a beleza dos grandes princípios transpessoais pode ser vista para, então, completar esses princípios com todo amor, devoção e entusiasmo, formando um ideal pleno de vida.

Em seu ambiente, tem a função útil de instigar e agitar indivíduos e comunidades a uma nova atuação, despertar seu sentimento de dever e de responsabilidade.

É preciso desenvolver um amor abrangente e a habilidade de ver a semente da verdade existente em todos os diferentes e antagônicos pontos de vista, o que é a base da verdadeira sabedoria. Tal expansão inclui o desenvolvimento da tolerância e humildade intelectual, tanto em relação aos outros como, também, em relação ao grande mistério universal, do qual podemos captar somente uma fração ínfima.

São sete tipos psicológicos. Em cada um de nós há uma mescla dos sete tipos e um é o predominante. Podemos, por motivos externos, passar a agir a partir de outro tipo psicológico por defesa, para agradar, ser aceito, reprimir ou ocultar nosso tipo “original”.

Observe seu comportamento no lar, com a família, no trabalho, socialmente e, principalmente, seu modo de pensar e tomar decisões.

No próximo artigo você conhecerá o último Tipo 7: O Organizador.

Abraço fraterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.