Precisa decidir, mas não sabe o que fazer? Confira algumas dicas que podem ajudá-lo na tomada de decisão!
Decidir pode gerar ansiedade, medo, preocupação e até mesmo angústia. Mas, a vida não pára e decidir é preciso.
Muitas pessoas “escolhem” não escolher, sem se dar conta de que essa é, também, uma escolha e pode trazer consequências desastrosas.
Existe a decisão “certa”? Por medo de errar, ficamos indecisos. Mas o que é a decisão certa? Creio que existe a decisão mais adequada para o momento, que tem a ver com o que você pode dar conta. Não adianta decidir por um caminho que você sente que não está preparado.
Precisa decidir, mas não sabe o que fazer?
Podemos utilizar a intuição, a meditação, a oração, a terapia, para nos ajudar. Mas, decidir é um ato exclusivo seu, que deve ser encarado como pessoal e intransferível. Toda escolha traz consequências, ônus e bônus.
Experimente escrever. Colocar no papel ajuda a clarear a mente, organizar as ideias.
O medo de errar te faz perder as forças. O Floral de Bach Gorse, pode te ajudar a encarar a situação com mais fé e esperança em você mesmo, na Vida, na Divindade. Indicado para aqueles momentos em que acreditamos que os obstáculos são grandes demais e você se sente incapaz. Sabe aqueles momentos em que esquecemos do nosso poder e que já passamos por poucas e boas na vida? Esse floral ajuda a resgatar a força, fé e a esperança.
Nos perdemos de nós mesmos quando damos atenção demais à opinião dos outros. Este é um imenso obstáculo à tomada de decisões. Pensamos em todos para, no final, pensarmos em nós. Quando pensamos… Coloque-se em primeiro plano. Jesus disse: “amai o próximo como ti mesmo”. Vamos pensar sistemicamente antes de tomar uma decisão, pensar nos prós e contras, pontos positivos e negativos de cada opção, pensar em nós, nas circunstâncias, avaliar as alternativas e pensar também nos envolvidos.
Procure informar-se sobre o problema que está enfrentando. A informação te ajudará a tomar um decisão baseada também na razão ao invés de decidir somente baseado na emoção.
O medo e a insegurança fazem parte do processo decisório. A questão é o que você quer fazer com isso. Quer render-se ao medo? Não? Então vamos seguir em frente. Respire fundo, utilize técnicas que te fazem bem: caminhar, cantar, dançar, orar, meditar, nadar, enfim, algo que te ajude a desviar-se da insegurança e voltar o foco para a decisão.
Na vida, não há garantias, 100% é uma ilusão. Na vida, tudo é oportunidade de aprendizado, de mudança, de evolução.
Antes de decidir, fuja da ansiedade, da pressa, da raiva, mágoa, impulso. Escolha, primeiro, a calma. Calma na alma para poder fazer a escolha possível neste momento. Entre em sintonia com sua espiritualidade. Se for preciso, procure uma terapia breve.
“Estudos têm demonstrado que as pessoas mais bem-sucedidas tomam decisões assertivas porque não tem dúvidas a respeito dos seus valores e do que realmente desejam para suas vidas.” Tony Robbins