Começo escrevendo sobre um tema que foi o motivo inspirador para este espaço.

Afinal, qual a diferença entre arrumar e organizar?

Se buscarmos no dicionário o significado, temos as seguintes definições: “Arrumar” – pôr (algo) em certa ordem conveniente ou apropriada seguindo alguns critérios, arranjar, compor, dispor. “Organizar” – dar determinada ordem a (algo), dispor de forma ordenada, arrumar, dispor para funcionar; estruturar.

Para ilustrar a sutil, mas importante diferença entre arrumar e organizar compartilho com vocês um episódio familiar recente. Minha mãe mora com um dos meus irmãos. Certo dia eles foram ao mercado e entre os itens adquiridos, havia um engradado inteiro de caixas de leite. Chegando a casa deles, minha mãe pede ao meu irmão que a ajude a guardar as compras e assim meu irmão o fez. Dias depois, minha mãe precisou usar uma caixa de leite e ao abrir o armário, avistou as caixas de leite, masss… ainda estavam no engradado, sendo preciso abrir o engradado para pegar a caixa de leite que precisava e reajustar as demais caixas dentro do armário novamente.

Agora que conhecem as definições de arrumar e organizar, avaliando a história, o que acham que foi feito quando o engradado foi guardado?

Se responderam “arrumado”, acertaram! Deixou a aparência agradável, bonita e com resultado imediato. Mas a organização vai, além disso, traz funcionalidade no cotidiano, praticidade e uso de qualidade do tempo.

A organização pode parecer complicada, já que implica no primeiro momento em planejamento e metodologia, mas uma vez implantada, basta manter cada coisa em seu devido lugar e no dia-a-dia se beneficiará com ganho de tempo livre, mais espaços, economia com gastos desnecessários, qualidade de vida e a incrível sensação de paz, pois reduzirá a ansiedade e estresse.

Nas próximas semanas, os convido a organizar suas casas e vidas, com dicas e propostas úteis.

Como diz a querida Ivete: “- Bora lá?!”

Priscila Parpinelli del Pozzo

E-mail: priscilapozzo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dúvidas? Entre em contato!