ORGANIZAÇÃO – CADA UM TEM A SUA!

Oiiis.

A organização é personalizada e deve respeitar a característica de cada indivíduo.

Conto outras duas histórias familiar, que exemplificam bem esta afirmação.

Na adolescência, morei com meu pai e ele tinha um hábito diário que eu admirava muito. Todas as noites, meu pai escolhia as roupas que usaria no dia seguinte, então, ele separava cuidadosamente sua vestimenta: calça, camisa, meias, cueca, gravata, cinto e sapatos e ainda os engraxava ou apenas lustrava. Tudo ficava perfeitamente impecável para o uso.

E se no dia seguinte ele tivesse o encontro com os amigos para o futebol, a malinha com seus pertences de jogador, também ficava devidamente organizada e separadinha.

Confesso que tentei algumas vezes seguir este modelo de organização, mas não consegui me adaptar, pois não acompanhava a previsão do tempo e a vestimenta separada à noite nem sempre era a mais adequada para o dia seguinte e ai o que era para facilitar, acabava dificultando.

Mas encontrei meu jeito. Acordava mais cedo para me atrasar com calma J! (vi uma postagem com esta frase e achei que ela me representa). Brincadeiras a parte, era e ainda é, mais ou menos assim que inicio meus dias, me explico.

Na época, sem mesmo saber a definição correta de organização pessoal, mantinha meu guarda-roupa devidamente funcional, separando as roupas por tipo, cores e freqüência de uso e enquanto tomava meu banho matinal, ia pensando nas roupas disponíveis e as possibilidades de combinações.

Isso se tornou um hábito que trago para a atualidade e funciona muito bem, pois sei exatamente o que tenho dentro do guarda-roupa e vou certeira na roupa a ser usada no dia.

Observem que nas histórias há duas ações cotidianas distintas, mas ainda assim, falam de organização, pois independente da forma como são realizadas pelo meu pai ou por mim, ambas possuem lógica, praticidade, disciplina, planejamento e traz benefícios como, por exemplo: mais controle sobre as atividades que devem ser realizadas, disposição, produtividade e liberdade.

E ai?! Como organizam seus guarda-roupas e planejam as roupas a serem usadas?

Dicas para organizar quartos:

  • Armários e closet:

Primeiro passo é a triagem. Retire todas as peças, separando as roupas, sapatos e acessórios em categorias:

Mantenha – tudo que você usa, gosta e se sente bem.

Doe – o que está em bom estado, mas não serve mais ou não faz mais seu estilo.

Conserte – separe um lugar visível para adotar a providência adequada e, depois voltar a usar a peça.

Elimine – o que não serve mais nem para doação.

O segundo passo é setorizar as roupas por tipo e uso. Se possível, adote cabides padronizados, pois gera um conforto visual e direciona o olhar para as roupas, facilitando o processo de escolha.

Padronize as dobras das peças que irão às gavetas, como camisetas, bermudas, pijamas, roupas intimas. As peças utilizadas com mais freqüência devem ficar nas partes mais acessíveis.

Para os acessórios como, por exemplo, colares, chapéus, bolsas e lenços, instalem ganchinhos nas laterais dos armários ou em uma parede livre do quarto e pendure-os.

Sapatos também precisam de organização e comece separando-os por tipos e cores. Se optar em colocar os sapatos em prateleiras, experimente colocar um pé de cada par na frente do outro ou utilize caixas transparentes para guardá-los.

  • Rouparia:

Cama e banho. Reúna os conjuntos de lençóis e de toalhas e separe os avulsos. Ao organizar na prateleira, faça uma pilha para os conjuntos completos e outra para os avulsos.

Estabeleça um padrão de dobra para os conjuntos de lençóis e toalhas.

  • Quarto de Bebês

Na cômoda deve ser colocado tudo o que será utilizado com mais freqüência e de imediato, como produtos de cuidados higiênicos e bodies. É sugerida a seguinte divisão:

Na primeira gaveta as roupas de recém nascido a três meses. Na segunda, de três a seis meses. Uma dica é etiquetar todas as divisões que fizer para facilitar a identificação evitar que as peças se misturem com o tempo.

Para separar de forma funcional e pratica, reúna todos os bodies de manga curta numa fileira, os de manga comprida em outra, calças, bermudas, e assim por diante.

Na última gaveta pode utilizar como sapateira.

Use também caixas para colocar roupas que o bebê ainda demorará a usar.

No armário guarde roupas que devem ser penduradas em cabides, como vestidos, jardineiras, roupas com tecidos que amassam ou mais pesados, como casacos. Os jogos de lençol, cobertas e toalhas também podem ficar dentro do armário.

  • Quarto de Criança

Organizar um quarto de criança consiste basicamente em criar formas para organizar brinquedos.

Deve ser feito uma boa triagem (assim, como foi sugerido para o guarda-roupa). Estimule seus filhos a participar do processo de seleção dos brinquedos, a partir dos 3 anos isso já é possível.

Organize os brinquedos por tipo e uso. Deixe os brinquedos ao alcance das crianças.

Evite caixas ou baús muito grandes. Use e abuse das paredes para prender os brinquedos.

Crie espaços de atividades e estudo, isso facilita a criatividade e organização.

  • Quarto de Adolescente

Não é aconselhável organizar, pois é uma fase de descobertas importantes e também de privacidade, mas deve manter o ambiente higienizado.

  • Quarto de Idosos

Preferencialmente os armários devem possuir iluminação interna para facilitar a localização de seus pertences.

Os cabideiros precisam ser mais baixos, permitindo manuseio sem esforço. Deixe os objetos mais usados ao alcance das mãos.

Dispense o uso de tapetes no quarto e observe se há boa circulação no ambiente, caso seja identificado excesso de móveis, avalie o descarte.

Instale corrimãos aos lados da cama, visando segurança e auxilio no momento de se deitar e levantar.

Se houver eletroeletrônicos no quarto, mantenha os fios bem organizados e guardados, assim, evita quedas.

Intensifique na higienização do ambiente, evitando surgimento de bactérias que causam doenças.

Continuem acompanhando os próximos artigos e receberão mais histórias e dicas. 😉

Priscila Parpinelli del Pozzo

E-mail: priscilapozzo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.