ORGANIZE SUA CASA POR E PARA VOCÊ… ou para visitas inesperadas!

Oiiis.

Já se deram conta que normalmente é pela sala que somos recebidos quando adentramos nosso lar, após um dia de trabalho ou depois de uma longa viagem? (tá certo que, ultimamente nossa realidade possa ser outra, mas tragam esta visão para este momento). Ou ainda, é pela porta da sala que recebemos nossos convidados ou vizinhos em busca de uma xícara de açúcar?

E, é claro que para fazer o link com dicas de organização, trago outra história pessoal.

Moro com meu Marido em um apartamento. Certo sábado de manhã, uma empresa de telefonia e internet móvel veio em nossa residência para trocar o aparelho a cabo por fibra e, como nossa fiação é camuflada, fica dentro do rodapé e, portanto, para realizar a troca, foi preciso desmontar quase todo o rodapé da sala e movimentar alguns móveis para facilitar o trabalho.

Enfim, a troca foi realizada de modo satisfatório, mas antes da chegada do profissional, estávamos assistindo uma série que gostávamos e queríamos finalizar os episódios.

Então, após o término da troca do aparelho, decidimos deixar a sala bagunçada e voltamos para nosso confortável sofá e demos seguimento ao programa, eis que… toque, toque, toque… batida em nossa porta! O primeiro pensamento foi “vamos fingir que não tem ninguém em casa”, mas depois, achamos melhor e mais educado abrir a porta! Abrimos a porta – apenas uma fresta – e lá estava… nossa vizinha do lado!!! Mas, ao invés de pedir uma xícara de açúcar, pediu uma xícara de óleo J, pois estava fazendo um bolo e não tinha percebido que não tinha todos os ingredientes.

Evitando fazer o convite para ela entrar enquanto pegávamos o óleo, abrimos ainda mais a porta e buscamos o óleo. Tudo foi muito rápido, mas tempo suficiente para a vizinha espionar a sala e para ficarmos desconfortáveis com a situação.

Moral da história: nossa vizinha foi embora com o óleo e não trouxe nenhum pedacinho do bolo!!!

Na verdade, o que quero trazer aqui, é que uma casa com vida, não fica 100% do tempo organizada (e tudo bem), mas neste caso, a sensação de acolhimento, conforto e boa convivência não foram transmitidos. Afinal, uma série ou filme em família, é muito mais gostoso se o ambiente trás estas sensações e também, quando podemos receber visitas inesperadas!

Por isso, neste artigo, trago algumas dicas e soluções que podem fazer com que os prazeres da organização se tornem constantes em seus dias, principalmente no ambiente anfitrião da maioria dos lares.

Para começar, lanço um pequeno desafio: Entre na sua sala e dê uma boa olhada ao redor. Observe se há excesso de móveis e/ou objetos. E se identificar oportunidades de retirar o que não fará falta, não hesite. Na organização menos é mais!

Vamos às dicas de organização da sala:

Se a sala é o primeiro ambiente, uma sugestão (bastante pertinente ao momento atual) é criar uma pequena estrutura para a sua chegada e a recepção de seus convidados.

Pessoas não são objetos, por isso, desapegue dos excessos de enfeites e retratos, pois podem passar a sensação de espaço desorganizado.

Utilize prateleiras reguláveis, são ótimas para apoiar quadros e livros.

Identifique os fios dos aparelhos eletrônicos, invistam em organizadores de fios e evitem ligar todos em uma única fonte de energia. Uma boa idéia é instalar sua TV em um suporte de parede, assim, ganha espaço e ainda pode esconder os fios atrás do painel.

Jogue fora os manuais (se precisarem de informação, encontrarão facilmente na internet) e garantias e notas fiscais devem ser armazenados em uma pasta única e guardados em local de fácil acesso.

Tenha um local definido para guardar os controles remotos.

Uma dica que parece boba, mas que deixa o ambiente com aparência de organização é deixar as almofadas dispostas de forma ordenada.

Se a sala de jantar ficar no mesmo ambiente da sala de estar e, possuir um aparador ou pequeno armário para louçaria. Comece a organização eliminando as louças quebradas ou sem pares completos e organize tudo em grupos, por exemplo, pratos de mesa, de sobremesa, xícaras, copos, taças, talheres.

Se houver prataria, para evitar que as peças oxidem ou escureçam, use capas para protegê-las e estojo para os talheres.

.

Priscila Parpinelli del Pozzo

E-mail: priscilapozzo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.