O CORAÇÃO DO LAR DOCE LAR

Oiiis.

Quando pensamos na cozinha, logo vêm à mente lembranças de comida de verdade, as famosas comidas de Avó e no meu caso, comida de Mãe também. Huuummm! J

Os encontros familiares sempre aconteceram e acontecem na cozinha ou entorno dela. As melhores memórias da vida estão lá… Na cozinha.

Minha avó paterna fazia tudo, mas tudo mesmo ficar uma delícia (até jiló, acreditem!) – que saudades… Minha avó materna criou o ritual mais aguardado dos domingos, a famosa lasanha. E minha mãe… Ah, minha mãe faz de um ovo e uma batata “O” banquete e seus doces são os mais desejados nas festas familiares. Meus sogros, quando sabem que almoçarei com eles, sempre fazem minhas comidas preferidas com muito capricho.

A cozinha e o resultado do que é feito nela, traz quais recordações para vocês e suas famílias?

A cozinha é um ambiente que deve ser cuidado com muito carinho e organização. É o lugar onde são preparados os alimentos que todos comerão. Deixar este ambiente organizado deve ser um habito diário, pois quanto mais bagunça, mais sujeira e se não cuidamos direitinho vira uma questão de higiene. Além disso, uma cozinha com pia e bancada cheias de louças, resto de alimentos, potes e panelas não deixa ninguém com vontade de preparar uma refeição e comê-la.

A organização é como uma receita de bolo, se seguir passo a passo, tem tudo para dar certo! Então, seguem alguns ingredientes para a receita de organização deste cômodo.

Primeiro avalie se perde tempo procurando pelos utensílios e ingredientes para preparar as refeições e se a resposta for positiva, talvez seja o momento de reavaliar os lugares adequados para cada coisa. É fundamental ter uma cozinha funcional. Uma dica é dividir a cozinha por áreas de trabalho.

Deixe o que usa com mais freqüência sempre a mão, nos armários de fácil acesso.

Prefira as bancadas desimpedidas e higienizadas. Use e abuse das paredes para suspender tudo o que for possível. Deixando alguns itens a mostra, como por exemplo, conchas, escumadeiras e colheres, facilitam manter a organização e manuseio diário.

Nas gavetas utilize divisórias para os utensílios. Para as facas, prefira barras magnéticas para armazená-las.

Guarde as panelas por conjunto, colocando uma dentro da outra. Para as tampas, se possível as armazene em um organizador ou transforme porta-toalhas em porta-tampa.

Não é recomendado lixeira na pia. Tenha uma lixeira de chão para lixo orgânico e outra para recicláveis.

É sugerido usar esponjas diferentes, uma para louça com gordura e outra para copos, taças e xícaras e faça troca frequente das esponjas.

Se possuir armários altos, tenha um banquinho antiderrapante, pois é útil para acessar as prateleiras em segurança.

Muitos apartamentos apresentam as cozinhas no modelo “americana”. Como o ambiente fica aberto, organize o balcão com o mesmo cuidado da sala.

Organize as louças em grupo e elimine as quebradas ou sem pares.

Utilize ganchos para as xícaras, liberando espaço embaixo que poderá ser preenchido com pratos e/ou pires.

Deixe os itens mais pesados embaixo. Os itens mais usados sempre à mão. E no alto os itens com uso sazonais.

Na despensa, agrupe e crie um critério de organização. Uma prateleira para os alimentos que estão fechados outra para alimentos abertos. Um cantinho para os enlatados, outro para garrafas. Organize os mantimentos pela data de validade, deixando os produtos com vencimentos próximos colocados na frente dos demais.

Controle seu estoque. Evite o acumulo e compras desnecessárias e em excesso.

Mantenha a dispensa sempre limpa e higienizada e nunca guarde produtos de limpeza próximos.

Para a geladeira, descarte tudo o que está vencido e higienize a geladeira regularmente.

Na porta da geladeira guarde água, sucos, condimentos, geléias e conservas.

Crie setores, os alimentos crus devem ficar na parte inferior. Alimentos perecíveis devem ficar na parte superior. Os preparados no centro para não haver contaminação.

Cuidado com os ovos. O ideal é deixar os ovos dentro da geladeira na parte superior e não na porta.

IMPORTANTE: Antes de guardar, lave todos os itens com água e detergente todas as embalagens que serão guardadas.

Espero de verdade que vocês estejam se divertindo com os artigos e que as dicas estejam de alguma forma os auxiliando neste hábito, chamado organização.

Continuem acompanhando este espaço para mais recomendações.

Priscila Parpinelli del Pozzo

E-mail: priscilapozzo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.