Vamos falar do Tipo 4 – Criativo-Artístico e sua busca pela harmonia, paz, união e beleza.
Roberto Assagioli, fundador da Psicossíntese, consegue ser preciso, altamente didático e profundo ao descrever os tipos de personalidades. Convida-nos a voltarmos a atenção para as motivações internas e não apenas para os comportamentos, mas para o que nos motiva a agirmos de determinadas formas. Chama nossa atenção para olharmos amplamente o nosso modo de estarmos presentes no mundo, nossa participação nos grupos e nossa filosofia de vida.
É uma proposta dinâmica que nos mostra como podemos superar os limites do nosso “tipo psicológico” e desenvolver as qualidades e potencialidades presentes no Self.
Um convite carinhoso para autoavaliação isenta de culpas, julgamentos ou críticas, mas com boa vontade para vencer os vícios de comportamento, abandonar velhas e limitantes crenças e entrar em contato com a força interior e colocar em prática o que há de melhor em nós.
Qual a tarefa para cada tipo psicológico?
- Expressão: aceitar o tipo a que pertence; somente através do uso sábio de nossas verdadeiras qualidades, poderemos libertar-nos das limitações.
- Controle: corrigir os excessos do tipo psicológico a que pertencemos.
- Harmonização: cultivar as faculdades ainda não desenvolvidas do nosso tipo psicológico.
Tipo 4 – Criativo-Artístico
A característica predominante deste tipo é a busca pela harmonia, paz, união e beleza.
Possuem uma apurada apreciação do belo, um excelente senso de cor e muito bom gosto. Seu amor pela beleza e seu desejo de criar tornam-nos refinados em seus impulsos e na expressão de suas qualidades estéticas. Tendem a transformar o amor sexual em uma arte refinada.
São indivíduos mutáveis: oscilam constantemente entre extremos de otimismo e pessimismo, períodos de vitalidade e ilimitada felicidade alternados por outros de desencorajamento e desespero. Possuem uma grande imaginação e tendem a exagerar e a dramatizar as situações e reações, distorcendo a realidade.
São extremamente sensíveis a impressões do mundo externo e a influência de outras pessoas. São muito influenciados pelo ambiente em que vivem, facilmente perturbados pela desarmonia, desorganização e bagunça.
A intuição é muito ativa e está sempre em busca do significado oculto em todas as coisas que percebe.
Alterna períodos de passividade e inércia com épocas de atividade febril, demonstrando, muitas vezes, falta de disciplina e de autocontrole. No caso de artistas criativos, pensadores e inventores, essa aparente desordem ou inércia representa um período de gestação, uma preparação interior.
A personalidade do Tipo Criativo-Artístico é usualmente rica em fantasias, sonhadora e pouco prática; tende a não querer entrar em contato com a realidade dos fatos e a fabricar um mundo de fantasia para nele viver seus sonhos, devaneios e abrir-se para seus profundos momentos criativos.
São versáteis, generosos e idealistas. Têm profunda compreensão das questõess humanas, solidariedade, humor sutil, um certo descontentamento que os motiva a crescerem, evoluirem, aperfeiçoarem-se.
São sete tipos psicológicos. Em cada um de nós há uma mescla dos sete tipos e um é o predominante. Podemos, por motivos externos, passarmos a agir como outro tipo psicológico por defesa, para agradar, ser aceitos, reprimir ou ocultar nosso tipo “original”.
Observe seu comportamento no lar, com a família, no trabalho, socialmente e, principalmente, seu modo de pensar e tomar decisões.
No próximo artigo você conhecerá o Tipo 5 – Científico.
Abraço fraterno!