Oiiis.

Com a pandemia do Covid-19, aconteceram muitas mudanças no nosso modo de vida. Foi preciso nos adaptar rapidamente a nova realidade, que era transformar o nosso lar, até então, considerado o local de refazer nossas energias, em outros ramos de atividades, como por exemplo: trabalho, escola, academia, restaurante, balada, santuário, cinema, etc.

O artigo de hoje traz como ponto focal um destes novos setores, que foi a implementação do trabalho remoto e do ensino à distância – o escritório em casa.

Aqui também passamos por uma adequação aos novos hábitos e rotina. Mas, até que para nós o processo foi tranquilo… Não temos filhos, as empresas em que trabalhávamos foram ágeis na disponibilização de máquinas e suporte e ainda contamos com uma boa internet (sabemos que esta não é a realidade da maioria). Mas, não tínhamos local adequado para comportar nós dois, pois tínhamos apenas um espaço pequeno reservado para o escritório em um dos quartos.

Foi neste momento, que precisamos improvisar por algum tempo um segundo local de trabalho para acomodar meu Marido e seus pertences e, o cantinho escolhido foi a mesa de jantar. Não era o ideal, mas deixamos tudo em seu devido lugar, até que compramos uma mesa de escritório e ajustamos este local na decoração da sala. Agora ele trabalha no estilo que apelidamos carinhosamente de “reino do patrão”, já que o local dedicado ao escritório fica próximo da TV da sala e assim o possibilita manter o controle remoto por perto!!! (já notaram como o controle remoto parece ter um imã que gruda na mão dos homens?! rs)

Assim como nos outros ambientes, o seu local de trabalho e estudos em casa precisa ser funcional e estar com tudo no seu devido lugar. Um espaço organizado vai ajudar a otimizar seu tempo e evitar a desordem mental e aumentar o poder de concentração, além de minimizar o risco de perder algum papel importante.

Vocês aprenderão a deixar tudo em ordem, sem ter que fazer hora extra!

O primeiro passo da organização é a triagem. Comece organizando as partes mais visíveis, como livros, pastas e objetos das superfícies. Depois parta para as gavetas e miudezas. Cuidado para não eliminar documentos importantes.

Organize os livros por assuntos, isso facilita a busca e o acesso. Se possível crie espaços entre os assuntos, para ter uma boa visualização. Use livros como decoração.

Crie espaços adequados para armazenar seu material de trabalho. Use as paredes, instalando prateleiras, assim, terá espaço certo para cada coisa e sempre a vista.

Na bancada deixe apenas o essencial e libere espaço para usar o computar e realizar anotações confortavelmente.

Reúna os fios, usando um organizador próprio para deixá-los todos unidos.

Invista em uma boa iluminação para o trabalho/estudo e tenha uma cadeira confortável com braços e altura adequados.

Tenha um mural com lembretes das atividades importantes.

Para arquivar documentos e papeis, opte por um arquivo de pastas suspensas. Para facilitar o acesso, as identifique por assunto ou utilize pastas de cores diferentes para categorizar os documentos.

Evite imprimir o que não é fundamental. Limite a circulação de papeis em sua casa. Organize as contas em pastas de contas a pagar e pagas.

Documentos pessoais e importantes deixem em um espaço reservado para eles e de fácil acesso.

Guarde apenas o que for necessário. Veja os prazos de arquivamento de cada documento.

Mantenha os arquivos digitais sempre organizados em pastas com nomenclaturas de fácil identificação.

Organize as gavetas com divisórias para separar itens menores ou use porta canetas.

O grande segredo para ter o escritório sempre organizado é a manutenção. Tenha o hábito de limpar a mesa de trabalho/estudo todos os dias ao concluir suas tarefas.

A organização no escritório vai muito além do ambiente, então, separei algumas dicas para organizar a rotina de trabalho e estudos:

Se vista para o trabalho/estudo. Mantenha a rotina como se fosse sair para ir ao trabalho ou para a escola.

Monte um cronograma e fique atento aos horários. Use aplicativos para lembrá-los dos compromissos.

Faça intervalos. Movimente-se. Beba água. Respeite as pausas para almoço.

Evite interferências e afaste as distrações, como celulares, TVs, conversas paralelas.

Uma dica útil se possui filhos é colocar plaquinhas com cores na mesa sinalizando se é possível conversar naquele momento ou não. Como se fosse um semáforo: vermelho não interrompa, amarela atenção e verde podemos conversar.

Negocie os horários das reuniões para não coincidirem com os horários dos estudos das crianças.

Dedique tempo para descansos e lazer.

Estude sempre no mesmo lugar e mantenha o material de estudos organizados de acordo com a carga horária estudantil.


Vem comigo e passarão de ano!!!
Priscila Parpinelli del Pozzo
E-mail: priscilapozzo@gmail.com

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