Como é a voz na sua cabeça?

A maioria de nós tem uma voz interior, que pode ser abençoada e ser nossa aliada ou, negativa e nos colocar para baixo com cobranças, julgamentos, críticas, “tem ques”, acusações, comparações, ruminações.

Como é a voz na sua cabeça?

Um estudo da Frontiers in Psychology 2019 usou a ressonância magnética para sondar o que estava acontecendo no cérebro enquanto as pessoas vivenciavam a fala interna. Em alinhamento com outras pesquisas semelhantes, a equipe descobriu que, embora algum discurso interno envolva frases completas e até parágrafos inteiros (como ensaiar uma conversa que você planeja ter com seu chefe), algumas delas são mais fragmentadas — apenas um pedaço de pensamento aqui ou uma palavra ali.

Para entender como a voz interior funciona, precisamos entender como o pensamento humano se traduz em ação. “Sempre que fazemos qualquer ação, nosso cérebro faz uma previsão das consequências sensoriais dessa ação”, diz a neurocientista Dra Helene Loevenbruck. “Diga que quer pegar um copo d’água. Seu cérebro envia os sinais motores apropriados para sua mão, mas também gera uma previsão sensorial do comando”, diz ela. “Antes mesmo de pegar o vidro, seu cérebro fez uma previsão do que o comando motor fará, o que significa que você pode corrigir eventuais erros antes de cometer algum provável erro. Esse sistema é muito eficiente, e é por isso que os humanos podem fazer tantas ações sem cometer erros.”

O mesmo princípio se aplica à fala humana. Toda vez que nossas bocas se movem para formar uma palavra, nosso cérebro está simultaneamente gerando uma simulação preditiva dessa fala em nosso cérebro, para corrigir algum erro. “A compreensão atual da fala interna é que fazemos o mesmo que no discurso – fazer previsões em nossa mente do que vamos dizer – mas na verdade não enviamos os comandos motores para nossos músculos da fala”, conclui Loevenbruck. “Este sinal auditivo simulado é a pequena voz que ouvimos em nosso cérebro.”

O diálogo interno muda seu cérebro. A conversa diária que você tem consigo mesmo pode fortalecer um grande número de áreas do cérebro para ajudá-lo a gerenciar melhor o estresse, regular seu humor ou até mesmo ajudá-lo a ser mais decidido. A fala negativa que te desgasta pode levar você a estados muito debilitantes e prejudiciais.

Podemos ser o nosso pior inimigo. Nosso diálogo interno pode ressoar frases como essas: “Como você pode dizer tantas bobagens? Você é desajeitado ». «Não se atreva a tentar isso de novo, você é inútil nesses assuntos e sabe disso», «Olha o que aconteceu hoje, você está sempre errado, você está sempre cometendo um erro após o outro».

Como são as frases sobre você na sua cabeça?

O discurso interno é, portanto, um fenômeno complexo e multifacetado, tanto que devemos estar mais conscientes de como isso afeta nosso cérebro e nossa saúde psicológica. O psicólogo Charles Fernyhough, da Universidade de Durham, no Reino Unido, explicou que essa conversa interna gera cerca de 4.000 palavras por minuto. Ou seja, o diálogo interno funciona 10 vezes mais rápido que a fala verbal.

Somos o que dizemos a nós mesmos e, às vezes, vivemos uma vida inteira convivendo com uma voz interna abusiva.

Você está num relacionamento abusivo com você mesmo?

Não é fácil mudar esse discurso interno quando o fazemos há tanto tempo. No entanto, é necessário fazê-lo por uma razão óbvia: o diálogo interno negativo modifica o cérebro e nos torna mais vulneráveis a transtornos de ansiedade e depressão.

Nosso diálogo interno pode afetar diretamente nossa saúde, tanto física quanto psicológica. Essa conversa limitante que enfraquece a autoestima, que apaga nosso potencial, nossos recursos e oportunidades, merece uma maior dedicação para mudar seu foco.

Para te ajudar, escolhemos com muito carinho o nosso próximo livro para o Clube Terapêutico do Livro – A Voz Na Sua Cabeça, de Ethan Kross, um renomado psicólogo e neurocientista, que, com uma linguagem acessível nos traz relatos que nos fará conhecer melhor e aprender a tornar a nossa voz interna uma aliada.

Ele adverte que ceder a uma conversa interna negativa e desorientadora pode arruinar nossa saúde, afundar nosso humor, sobrecarregar nossas conexões sociais e nos fazer desistir sob pressão, no esquema de autossabotagem.

Transforme seu “crítico interno” numa voz de apoio com o premiado psicólogo Ethan Kross, um dos maiores especialistas mundiais em gerenciar a mente consciente.

Além de ser um psicólogo pioneiro e neurocientista, Ethan Kross é um escritor e contador de histórias talentoso. Ele mostra que, em vez de tentar silenciar sua mente, você pode aprender a educá-la, motivá-la e até mesmo argumentar com ela.

Ethan Kross nos mostra como redirecionar nossas vozes interiores para longe da ruminação e da autocrítica, e para a reflexão e autoaperfeiçoamento. Os aprendizados são profundos e práticas – isso vai deixá-lo com uma nova compreensão de si mesmo e novas estratégias para viver melhor.

No Clube Terapêutico do Livro vamos praticar a mudança, para o positivo, no diálogo mais importante que temos todos os dias: aquela conversa que temos com nós mesmos.

Livro: A voz na sua cabeça

Autor: Ethan Kross

Editora: Sextante

LIVES DE APRESENTAÇÃO GRATUITAS ON-LINE

07/07 – 20h: Plataforma Zoom e Facebook

12/07 – 20h: Instagram

Como serão os encontros do Clube?

09 encontros On-Line

Dias: Quintas-feiras

Horário: das 20h as 21h30

Início: 14/07

Valor total: 297,00 (Pix ou Cartão Crédito – PagSeguro)

Observação: Em todos os encontros teremos as práticas (exercícios, meditações, vivências, etc).

1o. Encontro

Apresentação e Introdução

2o. Encontro

Capítulo 1: Por que falamos com nós mesmos

3o. Encontro

Capítulo 2: Quando falar com nós mesmos é um tiro que sai pela culatra

4o. Encontro

Capítulo 3: Diminuindo o zoom

5o. Encontro

Capítulo 4: Quando eu me torno você

6o. Encontro

Capítulo 5: O poder e o perigo que vêm dos outros

7o. Encontro

Capítulo 6: De fora para dentro

8o. Encontro

Capítulo 7: A magia da mente

9o. Encontro

Conclusão

Aguardamos vocês!

Qualquer dúvida, entre em contato

(11) 98803-4140

contato@ivetecosta.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Dúvidas? Entre em contato!