A Busca de Significado na Vida

“O sentido da vida é encontrar o seu dom. O propósito da vida é compartilhá-lo.” Pablo Picasso

A mente humana é fascinante; ela pode entender e modificar o ambiente, pode encontrar alternativas e soluções para os problemas mais complexos e pode criar sua própria realidade, através das suas escolhas.

No entanto, há algumas perguntas que a maioria de nós já enfrentou em algum momento da vida e que continuam, para muitos, sem respostas:

– Por que estou aqui?

– Qual é o significado da vida?

– Qual é o meu propósito?

Essas reflexões já foram exploradas por uma variedade de caminhos, em todos os tempos: religião, filosofia, antroposofia, música, artes, ciência, psicologia.

Qual a sua resposta para essas questões?

Eu não tenho uma resposta para você. Eu tenho uma pergunta para mim: Qual é o significado que eu quero dar à minha vida nesse momento?

Alcançar o significado da vida – como um Todo – pode ser complexo e estar além da nossa compreensão, no momento. Mas, podemos dar um significado pessoal à nossa existência. Podemos determinar uma direção que faça sentido e tenha um sentimento de valor. O significado que atribui a sua vida tem a ver com suas crenças, do que é importante e cria os princípios que orientam as ações.

Você pode encontrar significado em várias áreas da vida: trabalho, relacionamentos, família, lazer, finanças, social, saúde, voluntariado. Quando estabelece significado aumenta a probabilidade de resiliência, foco e entusiasmo. Viver uma vida significativa está associado a uma melhor saúde, maior realização na vida e nas relações pessoais e profissionais.

Atribuindo significado, você passa a se sentir protagonista da sua própria história, ao invés de ser coadjuvante ou telespectador da sua vida.

“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.” Viktor Frankl

É possível encontrar significado se dedicando ao próximo, como voluntário, na comunidade.

Você pode encontrar significado se desafiando a fazer algo inusitado, renovar, como investir em algum curso de desenvolvimento pessoal, terapia, cozinhar, um objetivo fitness, dedicar tempo de qualidade à sua família, ou outrem.

Escrever seus pensamentos e sentimentos em um diário, meditar e refletir sobre o seu dia, pode ajudá-lo a alcançar um forte senso de significado.

Lembre-se, encontrar significado não precisa ser um processo complicado, você pode encontrá-lo nas coisas mais simples da vida.

Criamos a nossa realidade, mas, primeiro, é preciso remover os filtros e as crenças limitantes e restritivas para reprogramar a mente e unir à fé. Confiar sem duvidar naquilo que você mesmo programou. Quando coloca em dúvida, desfaz. Duvide das crenças que te trouxeram até aqui, desfaça as que observa que não contribuíram para o seu crescimento e faça outras que te conduzirão para onde realmente você quer. Decisão, sem hesitação, com persistência, foco e amor ao novo estado de Ser da sua mente, coração e atitudes.

“Nada contribui tanto para tranquilizar a mente como um propósito sólido – um ponto no qual se possa fixar a alma.”  Mary Shelley

Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Dúvidas? Entre em contato!