Síndrome do Ninho Vazio – Encontrar novas formas de viver!
Os filhos crescem, saem de casa, por casamento ou por ter chegado a hora de sair do ninho, e este fica vazio.
Aí, você olha para um lado, para outro, vê as camas vazias, copos, talheres e pratos à menos. Menos trabalho e mais vazio. Menos trabalho e mais tempo para olhar para si e para o companheiro.
Começa assim, para algumas de nós, os desconfortos, questionamentos, dúvidas.
Olhar para si e descobrir, “de repente”, que a idade avançou, os anos passaram e agora você tem a si mesma para cuidar e um casamento, não raro, para recuperar, ou não…
O primeiro impacto é de desconforto, até mesmo angústia e solidão. Importante aceitar esses sentimentos e outros que possam surgir. Não somos perfeitas. Erramos, acertamos, arrependemos, vencemos, superamos, aprendemos e chegamos até aqui. Ufa!
Ninho Vazio – E agora Mulher?
Agora, é daqui para frente. O tempo não pára, não parou e não vai parar para nos debruçarmos sobre o vitimismo, pessimismo, baixa autoestima e outros sentimentos e pensamentos que invadem a mente e deixam o coração apertado.
Abençoados sejam nossos filhos na sua nova jornada. Que levem consigo o amor, o aprendizado, a torcida e as boas vibrações. Sigam suas vidas, honrando a vida biológica que receberam e façam dessa vida algo bom, que possam passar adiante.
O lar, talvez precise de alguns ajustes, reciclagem para remover os excessos, uma nova aparência.
E você Amiga, como está lidando com isso?
Olhe para você sem críticas ou julgamentos. Sabe aquela compaixão que temos com quem amamos? Sim, a mesma compaixão que nos faz “pegar leve” com as pessoas queridas? Sim, é dessa compaixão que você precisa para olhar para si. Rever seus sonhos, planos e destino.
Com o ninho vazio, você ganhou espaço e tempo. E hoje, temos à disposição inúmeros cursos (online e presenciais), eventos, passeios, viagens e afins ao nosso dispor. Inclusive gratuitos!
Levanta o bumbum da cadeira e segue em frente. Levanta a cabeça, sacode a poeira da solidão e segue em busca de novos sonhos, dos seus sonhos ou faça sonhos e convide os amigos. Mova-se!
Não espere que te deem a mão. Dê a você a oportunidade de aprender mais sobre você mesma, sobre a vida. Descobrir novos talentos, novos prazeres.
Desligue a TV, aumente o volume do rádio, cante, dance, celebre a Vida.
Preencha o ninho vazio com novos hábitos. Que o medo gerado pela concepção de envelhecimento e solidão ou “e agora o que eu faço?” seja o estopim para mudanças de comportamento e introdução de novos hábitos, descobrindo que cada fase da vida pode ser vivida de maneira ativa e feliz.
É isso Amiga, uma nova fase, uma travessia, que assusta à princípio, mas que pode ser encarada de forma positiva.
Lembrando que, juntas podemos mais.
Meu ninho ficou vazio há quatro anos quando minha única filha decidiu morar fora do país e eu já estava separada.
Abraço fraterno!
Caso tenha gostado do Artigo/Evento, compartilhe-o nas Redes Sociais.
Receba nossos artigos, novidades e eventos na sua caixa postal. Caso ainda não esteja em nossa lista, inscreva-se logo abaixo.
Escreva nos comentários. Vamos adorar saber!